Como tirar seu passaporte


Chegou a hora de fazer aquela viagem para o exterior? Bom, você vai precisar de um passaporte (menos para países que têm acordo com o Mercosul, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Esse documento, emitido pela Polícia Federal, é o principal de quem viaja para fora. Obtê-lo é relativamente fácil, como iremos mostrar. A seguir, veja o que precisa ser feito para tudo correr numa boa.

Documentos necessários

Atente-se a esta parte antes de começar a preencher o formulário inicial da PF. Você vai precisar de um documento de identidade, como o RG, mas também pode usar a carteira de trabalho ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, irá precisar do título de eleitor e comprovantes de votação dos dois turnos da última eleição. Caso tenha perdido, adquira uma certidão de quitação eleitoral.

O número do CPF também é importante e, no caso de homens, a reservista do serviço militar obrigatório (a partir do dia 1º de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos).

Formulário

Com os documentos em mãos, é hora de partir para o formulário. Acesse site da Polícia Federal e preencha os dados. Ao final, na última aba, você escolherá a cidade onde será atendido.

Tudo pronto, clique em confirmar e, em seguida, “Imprimir Protocolo/GRU”. Serão gerados um protocolo e um boleto para pagamento. A GRU é a Guia de Recolhimento da União, que exige o pagamento de uma taxa de R$ 257,25.

O comprovante de pagamento da GRU e o protocolo deverão ser apresentados na etapa presencial na PF, juntamente com a documentação já mencionada.

Agendamento

Depois de pagar a GRU, você pode agendar seu atendimento em uma das unidades da PF. Imprima o comprovante de agendamento. Há locais sinalizados, embora não sejam maioria, em que não é preciso agendar horário — o que conta é a ordem de chegada.

Posto da PF

Com 15 minutos de antecedência, compareça ao posto escolhido no dia e horário agendados. Leve toda a documentação exigida, o boleto GRU (com comprovante de pagamento) e o comprovante de agendamento. No dia, você vai tirar foto no local e terá suas impressões digitais coletadas.

Retire o passaporte

Quando pronto, o passaporte será entregue somente ao titular, pessoalmente, no posto escolhido (leve um documento de identificação). Para saber se já está pronto, consulte o site da PF.

Gostou? Curta a Seus Roteiros no Facebook.

Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Ou mande um e-mail direto para:

contato@seusroteiros.com

Atenção: Sempre respondemos todas as mensagens dentro de um dia útil. Caso não receba resposta em sua caixa de entrada dentro deste prazo, por favor, verifique sua caixa de spam.

Seus Roteiros nas redes sociais:

  • Instagram - White Circle
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon